segunda-feira, 14 de maio de 2012

15.05.2012-TERÇA-FEIRA DA SEXTA SEMANA DA PÁSCOA:
Textos: At 16, 22-34/ Sl 137/ Jo 16, 5-11;
Caríssimos irmãos e irmãs: O papa João XXIII disse, certa vez, que o anseio feminino de libertação e o desejo de protagonismo das mulheres era um forte sinal dos tempos. Hoje são vários os sinais dos tempos que urgem uma solução, um posicionamento sério de nós, Igreja; precisamos ser uma alavanca que ajude os povos a remover os obstáculos no caminho da libertação plena; pois ainda são muitas as opressões que pesam sobre o povo pelo mundo afora: fome, doenças, falta de cuidado e assistência à infância, à juventude e aos anciãos desamparados, etc. A agressão ao ambiente, aos ecossistemas e à biosfera... são desafios que se não forem enfrentados põem em risco a vida humana no planeta.
Cada vez mais vozes se erguem denunciando essa calamidade... A história da nossa salvação mostra a inúmeras intervenções de Deus em favor do seu povo: não será agora que Ele vai nos abandonar. Como outrora libertou os hebreus da escravidão do Egito e conduziu com carinho seu povo pelo deserto até a Terra da Promissão, muito mais agora que Jesus morreu doando sua vida em resgate do seu povo, Ele fará muito mais portentos em nosso favor. Basta sermos fieis à Sua Aliança e Ele agirá em nosso favor livrando-nos de todo peso opressivo.
Paulo e Silas são mais um exemplo da intervenção libertadora daquele que é amor e misericórdia em favor dos seus filhos e filhas. Jesus ressuscitado foi para junto do Pai e de lá envia o Defensor, isto é, o Espírito Santo. Se o próprio Espírito Santo é nosso advogado, então, estamos seguros e não tem sentido nossas inquietações: seguremos “nas mãos de Deus e vamos em frente” pois nada poderá nos perturbar. Quem possui o Espírito de Deus já possui tudo e isso nos basta!
Tenhamos confiança em Deus e estejamos abertos aos sinais dos tempos; assim Deus se servirá de nós e nossa vida na fé será uma resposta autêntica aos desafios que o mundo de hoje nos propõe.
−Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
[Pe. Celso Nilo Luchi, CR].

Nenhum comentário:

Postar um comentário