sábado, 12 de maio de 2012

6ºDOMINGO DA PÁSCOA; DIA COMERCIAL DAS MÃES
Textos: At 10, 25-26.34-35.44-48/ Sl 97/ Jo 15, 9-17;
A fonte verdadeira da caridade é Deus Pai. Em Deus percebemos a nossa identidade que é amar; São João Maria Vianney diria que "nossa vocação é amar". É aqui que reside a grande novidade do cristianismo, talvez, a única coisa em que Jesus foi inédito, ou seja, com o mandamento novo do amor e com tal exigência: amar até os inimigos! Se nós somos capazes de amar é na medida em que deixamos Jesus fazer o trabalho do amor em nós; pois se trata de um processo; a criança não é capaz de um amor oblativo, é um ser egoísta em alto grau que necessita de cuidados para progredir na vida; somente quando atinge a maturidade é que o ser humano está em grado de poder amar. Neste abençoado domingo, quando já caminhamos para o final do tempo pascal, vamos tomando consciência deste fato de alto significado. Pois o mundo com suas mazelas e maldades e malícias está diante dos nossos olhos mostrando sua incapacidade para o amor: por isso assistimos a um triste espetáculo de violências, mentiras, traições, competições, carências de todo tipo, corrupções, etc. porque Deus é deixado de lado e falta-lhe, então, o fundamento do amor que é exatamente o amor de Deus em nós. O próprio Jesus advertiu os discípulos quando disse que o mundo não conhece a Deus. A consequência disso é muito triste: o triste quadro das misérias humanas que infestam nosso velho mundo sem Deus!
Como nós queremos ser fiéis a Deus e ao mandato missionário de Jesus, então, não podemos ficar inertes, nem perdendo tempo com futilidades e brigando na comunidade por causa de picuinhas; hoje a liturgia traz leituras que dizem do auge da mensagem de Jesus e a sua síntese mais perfeita: precisamente seu mandamento do amor! Seja nossa vida espiritual pessoal, seja a vida em família, seja a vida cristã em comunidade, tudo parte deste princípio fundamental que é a prática do amor.
Que nossa celebração de hoje nos atraia de Jesus a graça do seu amor e da sua misericórdia fazendo de nós agentes do seu perdão, do seu amor e da sua misericórdia.
_ Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
[Pe. Celso Nilo Luchi, CR].

Nenhum comentário:

Postar um comentário